ATIVIDADE 1:
Após criar seu BLOG para não esquecer anote:
E-mail no qual se cadastrou no Google e senha: ____________________
Endereço (URL) do seu blog: __________________________________________________________
1ª Postagem:
Apresentação do (a) autor(a) do blog e por que criou esse blog; como ou para que ele é ou será usado;. Aproveite para contar um pouco das aprendizagens do nosso curso (dificuldades e experiências). As expectativas com a esse curso estão sendo atendidas. Você acredita esse curso irá contribuir na utilização das TIC em seu trabalho na escola e/ou na sala de aula. O que entende por blog pedagógico?
2ª Postagem: Apresentação do seu projeto de aprendizagem (esboço inicial), no final em cima desse planejamento irá postar o relatório final:
Identificação: Nome da Escola, Localização - Descrição do Grupo (professores e alunos: público -alvo), etc
Período: o tempo a ser vivenciado o projeto.
Um Projeto de Aprendizagem precisa ter uma temática (tema gerador). Isto porque um Projeto de Aprendizagem é um projeto de investigação. E só podemos investigar algo se sabemos o que investigar.
Problematização:
Dúvidas Temporárias: As perguntas iniciais que surgiram e a problematização;
Uma justificativa de porque vale a pena tentar responder estas questões, jogando mais luz sobre tais dúvidas; porque o projeto vale a pena ser feito;
Certezas Provisórias: E, se já tiverem alguma hipótese de resposta para as questões formuladas, podem também incluir no texto.
Objetivos: É importante também já ir pensando no resultado do projeto. “Projetos bem sucedidos, de forma geral, são definidos a partir do problema a ser resolvido e da clareza com que se define a solução do problema. O mais importante é definir com clareza os objetivos do projeto ou as suas metas”. SALTO PARA O FUTURO, 2002.
Ações a serem realizadas: são os passos necessários para efetuar o projeto. A apresentação da proposta, desenvolvimento de atividades, o uso das mídias...
Mídias e Tecnologias a serem utilizadas: são as ferramentas pedagógicas para motivar a aprendizagem;
Avaliação: análise do resultado obtido
Referências (fontes de pesquisa: livros, internet, entrevistas, revistas, jornais, etc)
3ª: Postagem: Lista de LINKs INTERESSANTES (que tem haver com o tema do seu projeto) pode ser vídeos, blogs, sites, apresentações, jogos...
4ª Postagem: Entrar no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Escolher um PLANO DE AULA que foi usado o blog como ferramenta. Fazer uma análise. Não esquecer de fazer um link para o plano escolhido.
5ª Postagem (quantas postagens for necessárias):
Desenvolvimento do seu projeto. (tudo o que encontrar que responda suas
certezas provisórias e Dúvidas temporárias). Colocar sua APRESENTAÇÃO FINAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, sua opinião é muito importante...